Roteiro Homilético 3: Vida Pastoral
A graça de Deus e nosso agradecimento
I. Introdução geral
A liturgia do 28º domingo do
tempo comum nos apresenta um tema bem caro ao evangelista Lucas e muito
esquecido em nossa sociedade: a gratidão. Em nossos dias de individualismo e de
egocentrismo exacerbado, por causa do mito do bem-estar e da idolatria do
mercado, a gratidão brilha como uma luz nas trevas.
II. Comentário dos textos
bíblicos
I leitura (2Rs 5,14-17)
A 1ª leitura é a história da
gratidão de Naamã, o general sírio que ficou leproso. Aconselha-se, aos padres
ou ministros da Palavra, que expliquem e contextualizem bem esta leitura, pois
o trecho prescrito no Lecionário ficou muito truncado. O recorte litúrgico
exige pelo menos pequena introdução narrativa, para pôr os ouvintes a par do
que precedeu à entrada de Naamã na água do Jordão! É preciso lembrar como esse
estrangeiro concebeu a ideia de consultar um profeta de Israel e, sobretudo,
como queria montar um espetáculo, levando ricos presentes e vestes (2Rs 5,5). O
poderoso general sírio queria que o profeta Eliseu o curasse por sua palavra,
mas Eliseu o mandou banhar-se no Jordão, para que ficasse claro que não era
Eliseu quem curava, e sim o Senhor de Israel e das águas do Jordão. O general,
apertado, aprendeu a obedecer.
Então veio a hora de agradecer.
Novamente, Naamã quer mostrar seu prestígio, oferecendo um presente digno de
príncipe. Eliseu recusa, pois quem agiu não foi ele, mas foi Deus! Então vem o
comovente fim da história: curado não só de sua lepra, mas de seu orgulho de
militar, Naamã pede para levar consigo, nos jumentos, umas sacas de terra, para
poder adorar, na Síria, o Deus de Eliseu sobre o chão de Israel! Além disso,
pede antecipadamente perdão, porque, como funcionário real, terá de adorar
também, de vez em quando, o deus sírio Remon; e Eliseu responde: “Vá em paz”…
As lições dessa história são
diversas: a gratuidade do agir de Deus, pois o que o move não são as manias
militarescas ou os presentes, mas a simples confiança de Naamã; a humildade do
profeta, que só quer que Deus apareça; a comovente gratidão do sírio; a
abertura de espírito do profeta quanto às obrigações religiosas do sírio; o
fato de ele ser estrangeiro e, nesse sentido, o fato de Deus o atender
gratuitamente, sem “ter obrigações” para com ele…
Evangelho: Lc 17,11-19
O Evangelho lembra, sob vários
aspectos, a história de Naamã (1ª leitura). Trata-se de lepra. Dez leprosos são
curados não imediatamente (exatamente como Naamã), mas somente depois de terem
mostrado confiança inicial na Palavra de Jesus, que os mandou mostrar-se aos sacerdotes.
Porém, quando eles obtêm a cura, a história se torna menos emocionante que a de
Naamã: torna-se um caso grave de ingratidão. Só um dos dez volta para
agradecer, e este é, por sinal, um estrangeiro (como Naamã), e, além disso,
samaritano, inimigo dos judeus.
Parece que a graça de Deus é mais
bem acolhida pelos estrangeiros. E é verdade, pois os estrangeiros se sabem
agraciados, enquanto as pessoas da casa acham que tudo quanto recebem é “por
direito” e, portanto, não precisam agradecer! Esquecem que tudo é graça. Acham
que estão quites quando cumprem as prescrições: mostrar-se aos sacerdotes. Sua
atenção é absorvida por seu próprio sistema. Por isso, diz-se que os piores
cristãos são os que moram perto da Igreja: apropriam-se da religião e esquecem
o extraordinário de tudo o que Deus faz.
II leitura (2Tm 2,8-13)
Na 2ª leitura, o “testamento de
Paulo” (cf. domingos anteriores) chega ao ponto mais significativo: Paulo
confia a seu cooperador, Timóteo, o Evangelho que ele mesmo pregou, o anúncio
da ressurreição de Cristo, que garante também a nossa ressurreição – se
ficarmos firmes na fé nesta palavra. Quem segue no trilho do Apóstolo
arrisca-se. O amor ao Evangelho e aos “eleitos” exige empenho total. Isso é
possível à luz da certeza de que Cristo foi ressuscitado dos mortos (2,8).
Paulo está algemado, mas a palavra não está algemada (v. 9)!
As últimas frases da perícope
(2Tm 2,11-13) formam um hino. A palavra que é verdadeira nos ensina: se
morrermos com Cristo, viveremos; se formos firmes, reinaremos com ele; se o
renegarmos, ele nos renegará; (e agora uma quebra surpreendente nos
paralelismos) se formos infiéis, ele será… fiel! À nossa infidelidade, Deus
responde com sua fidelidade, pois não pode negar seu próprio ser!
III. Pistas para reflexão
Gratidão: Os textos nos convidam
a refletir sobre a gratidão. A 1ª leitura nos oferece uma das mais belas
histórias do Antigo Testamento. Naamã, general sírio, foi curado da lepra pelo
profeta israelita Eliseu. Para mostrar a sua gratidão, levou consigo para a
Síria, nos seus jumentos, uns sacos cheios de terra de Israel, com a finalidade
de, lá na Síria, adorar o Deus de Israel no seu próprio chão! Em contraste com
esse exemplo de singela gratidão, o Evangelho narra a história dos dez leprosos
curados por Jesus, dos quais apenas um voltou para agradecer. E este era, por
sinal, um estrangeiro (como o general sírio) e, pior, um samaritano, inimigo do
povo de Jesus…
Gratuidade do agir de Deus,
gratidão por tudo o que Deus faz: tudo é graça. O tema da gratidão é bem
enquadrado pela liturgia toda. A oração do dia reza que a graça de Deus deve
preceder e acompanhar nosso agir; devemos estar atentos ao bem que Deus nos dá
para fazer. O salmo responsorial (Sl 98[97]) e a aclamação ao Evangelho estão
no mesmo tom. É também o dia indicado para ler o belo prefácio comum IV:
agradecemos a Deus até o dom de o louvar! Graça, gratuidade, gratidão,
agradecimento: é o momento de ensinar ao povo o parentesco, não apenas
etimológico, mas vital, dessas palavras.
As antigas orações estão cheias
de ação de graças. O próprio termo “eucaristia”, que indica a principal
celebração cristã, significa “ação de graças”. Contudo, quando se faz, depois
da comunhão, uma ação de graças partilhada, a maioria das pessoas dificilmente
consegue formular um agradecimento; a oração de pedido é que lhes vem aos
lábios. Numa missa, depois da comunhão, o padre convidou os fiéis a formular
orações de louvor e gratidão, não de pedido, mas a primeira voz que se fez
ouvir rezou: “Eu te agradeço, Senhor Deus, porque te posso pedir por meu marido
e meus filhos…”.
A gratidão é uma flor rara.
Brota, frágil e efêmera, nas épocas de trocar presentes (Natal, Páscoa…), mas
desaparece durante o resto do ano. Quase ninguém agradece pelos dons que recebe
continuamente, dia após dia: a vida, o ar que respira, os pais, irmãos,
vizinhos…
Se fosse apenas o costume de
pedir, não seria grave. Pedir com simplicidade pode ser outra face da gratidão
– como aquele frei que, depois de uma boa sobremesa na casa de uma benfeitora,
disse: “Minha senhora, não sei como mostrar minha gratidão por esse almoço e
essa sobremesa tão gostosa… posso pedir mais um pedaço?” Ao contrário, porém, a
mania de pedir sem agradecer reflete a mentalidade de nosso ambiente: sempre
querer levar vantagem. Será por causa das dificuldades da vida? Mas os que têm
a vida mais folgada é que mais pedem sem agradecer… Falta motivação para se
dirigir em simples agradecimento àquele que é a fonte de todos os bens. Talvez
não seja apenas a gratidão que desapareceu. Receio que Deus mesmo tenha sumido
dos corações.
Não só as pessoas individuais,
também as comunidades eclesiais devem precaver-se desse perigo. Lutar pelo
amor-com-justiça é bom e necessário, mas a luta deve estar inspirada pela visão
alegre e alentadora do bem que Deus dispõe para todos, e não pela insatisfação
e frustração. Um espírito de gratidão pelo que já se recebeu, em termos de
solidariedade e fraternidade, é o melhor remédio para que a luta não faça
azedar as pessoas. Então a desgraça que se vive não abafará a gratidão; será
apenas um desafio a mais para que tudo o que fizermos seja uma ação de graças a
Deus, conforme a palavra de Paulo na 2ª leitura.
Pe. Johan Konings, sj
Nascido na Bélgica, reside há
muitos anos no Brasil, onde leciona desde 1972. É doutor em Teologia e
licenciado em Filosofia e Filologia Bíblica pela Universidade Católica de
Lovaina, na Bélgica. Atualmente é professor de Exegese Bíblica na Faje, em Belo
Horizonte. Entre outras obras, publicou: Descobrir a Bíblia a partir da liturgia;
A Palavra se fez livro; Liturgia dominical: mistério de Cristo e formação dos
fiéis – anos A - B - C; Ser cristão; Evangelho segundo João: amor e fidelidade;
A Bíblia nas suas origens e hoje. E-mail: konings@faculdadejesuita.edu.br