2° Domingo do Tempo Comum, Ano A 1



Roteiro Homilético 1: Mensagem
(cnbbleste2.org.br Dom Emanuel Messias de Oliveira)
1ª  LEITURA - Is 49,3.5-6
O trecho de hoje é tirado do 2º canto do "Servo de ". (1º - Is 42, 1-9; 2º - Is 49,1-9a;  3º - Is 50,4-11; 4º - Is 52,13-53,12).

O 2º canto fala das características da missão profética do Servo de Deus: Ele vai libertar e reunir o povo de Israel e, mais ainda, Ele será luz para as nações e portador da salvação universal de Deus. Nosso texto revela que este personagem misterioso tem uma missão de Servo. Está a serviço de Deus. Nele Deus manifestará a Sua glória e a glória de Deus é a liberdade de Seu povo.

Assim, o Servo assume uma missão libertadora. Ele vai libertar o povo da opressão babilônica e trazê-lo de volta para Jerusalém. Essa missão do Servo não é novidade nos planos de Deus, mas já fazia parte do Seu projeto, pois Deus revela (v. 5) que formou, modelou, preparou o Servo desde o ventre materno para realizar esta missão de reconduzir Jacó e reunir Israel. Lembremos que Jacó e Israel são o mesmo personagem, pai das doze tribos do povo de Deus. Parece que Deus dá ao Seu Servo uma nova identidade libertadora. O Servo tem consciência de que Deus é Sua força e de que Ele será glorificado aos olhos de Deus. O v. 6 amplia a missão do Servo. Ele será a luz para todas as nações. Através d'Ele a salvação de Deus vai chegar até aos confins da terra.



2ª LEITURA - 1Cor 1,1-3
Estamos lendo o cabeçalho da primeira carta aos Coríntios. No v. 1º temos o remetente, no v. 2º o destinatário e no v. 3º a saudação habitual. Seria interessante comparar esta saudação com os cabeçalhos das outras cartas paulinas.

Remetente - (v. 1) É Paulo quem escreve. O irmão Sóstenes está com ele. Aqui ele se autodefine como apóstolo de Jesus Cristo. Esta sua missão apostólica vem da vontade soberana de Deus. Foi Deus quem o chamou. É claro que esta saudação é para responder e combater as más línguas que negavam ou questionavam sua missão apostólica(cf. cap. 9).

Destinatário - (v. 2º) Ele se dirige à Igreja de Deus que está em Corinto. Que Igreja é essa?  Deus agora tem um novo povo: a comunidade cristã. Essa comunidade é formada por aqueles que foram santificados em Jesus Cristo. Não apenas foram santificados, mas são continuamente chamados à santidade. Este processo começa através do batismo. Paulo se dirige também a todos aqueles que invocam em todo o lugar o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Saudação - (v. 3º) Temos aqui uma saudação litúrgica, onde Paulo invoca, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, a graça e a paz para a comunidade. A graça é todo o amor e toda a bondade de Deus e a paz é a plenitude dos bens messiânicos. Tudo isto a comunidade recebe através de Jesus, reconhecido como Messias (= Cristo e Senhor).



EVANGELHO - Jo 1,29-34
João Batista dá testemunho de Jesus e vai crescendo no conhecimento de Jesus. Ele é assim modelo para nossa comunidade cristã.

a) João Batista não conhecia Jesus (vv. 31.33)
Não apenas João não conhecia Jesus, mas ninguém O conhecia ainda. As autoridades dos judeus O confundiam com o Batista (Jo 1,19-27). Eles não O conheciam e morreram sem conhecê-lo, pois, conhecer na bíblia tem um sentido profundo, não é apenas saber quem é, o que faz, onde mora. Conhecer Jesus é entrar em comunhão com Ele, participar da Sua vida.

b) Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (v. 29)
João vê Jesus. O verbo ver é muito importante neste trecho do testemunho de João Batista. Ver é condição essencial para o testemunho. O ver está na linha do conhecer. O verbo ver aparece 4 vezes nestes 6 versículos. João vê Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Estamos diante de uma profunda afirmação de fé da comunidade colocada na boca do Batista. O termo usado para cordeiro é "talya" em aramaico. Este termo significa servo e cordeiro. Assim Jesus é visto como o Servo de Deus (cf. Is 53, 7,12), como cordeiro expiatório (cf. Lv 14) e como cordeiro pascal (cf. Ex 12). Jesus é o libertador. Ele liberta o homem da escravidão do pecado, ou seja, da adesão a um sistema injusto e opressor, expressão clara da rejeição de Jesus.

c) Jesus é o Santificador, batizando no Espírito Santo.
João vê o Espírito Santo descer do Céu, como o voo de uma pomba, e pousar sobre Jesus. Jesus é, assim, ungido pelo Espírito Santo. O Espírito de Deus habita n'Ele. Ele possui a plenitude do Espírito. Seu batismo não será apenas com água, como o do Batista, mas será com o Espírito Santo.

d) Jesus é o Filho de Deus (vv. 3-4)
João, que antes não conhecia Jesus, foi aos poucos vendo Jesus (v. 29), falando sobre Ele (v. 30), vendo o Espírito Santo (v. 32), ouvindo a voz do Pai (v. 33). Tudo isso foi dando experiência suficiente a João para, no fim, testemunhar que Jesus é o Filho de Deus, Aquele que é capaz de revelar a nós o amor do Pai e nos transmitir a vida divina.