2° Domingo do Tempo Comum, Ano A 12

Roteiro Homilético 12: Ordem do Carmo Portugual
http://www.ordem-do-carmo.pt/index.php/lectio-divina.html
Usando um símbolo muito conhecido dos primeiros cristãos provenientes do judaísmo, João Baptista proclama Jesus como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. O texto evoca ecos de duas imagens do Antigo Testamento: Jesus é o cordeiro pascal da Páscoa cristã, que, pela sua morte, acontecida no exacto momento em que os cordeiros pascais estavam a ser abatidos no Templo (Jo 19, 14), salvou o mundo do pecado, da mesma maneira que o sangue do cordeiro pascal original salvou os israelitas do anjo destruidor (Êx 12, 1-13). Em segundo lugar, Jesus é também o Servo de Javé, descrito por Isaías, o Servo Sofredor, que “brutalizado, não abre a boca; como uma ovelha emudece diante dos tosquiadores; ...carregou o pecado das multidões e intercede pelos transgressores” (Is 53, 7-12). João Baptista também proclama que Jesus existia antes dele, um tema tipicamente joanino, o da pré-existência do Verbo.
Como João Baptista baptizava com água, Jesus baptizará com o Espírito Santo. O evangelista quer que o leitor veja uma referência ao Espírito Santo, dado por Jesus e pelo baptismo cristão.

Diferentemente dos outros Evangelhos, em João não se fala de uma voz celeste no momento do baptismo de Jesus. Substituindo-a, o próprio João Baptista dá testemunho: Jesus é o “Eleito” de Deus, sobre quem o Espírito de Deus desceu e permaneceu! Aqui temos mais uma referência ao Servo Sofredor de Isaías (Is 42, 1). A ênfase sobre o facto que o Espírito “permaneceu” sobre Jesus é peculiar ao Quarto Evangelho. O autor quer ressaltar o relacionamento permanente entre o Pai e o Filho, e entre o Filho e os que n’Ele acreditam. Aqui, o Espírito de Deus permanece com Jesus, que o Evangelho vai mostrar ser aquele que o dispensa aos que crêem (Jo 3, 5. 34; 7, 38-39; 20, 22).

Assim, logo no início do Quarto Evangelho, temos toda uma cristologia, através do testemunho de João Baptista referente a Jesus: Ele é aquele que sempre existia, que morrerá como o Cordeiro Pascal e como o Servo Sofredor, pelos pecados das pessoas, para depois derramar o Espírito Santo sobre o Novo Israel, a comunidade dos discípulos.

O baptismo de Jesus

Os evangelistas esforçam-se por diferenciar bem o baptismo de Jesus do baptismo de João. Não se deve confundi-los. O baptismo de Jesus não consiste em submergir os seus seguidores nas águas de um rio. Jesus submerge os seus seguidores no Espírito Santo.

O evangelho de João diz isso de modo claro. Jesus possui a plenitude do Espírito de Deus e, por isso, pode comunicar aos seus a plenitude. A grande novidade de Jesus consiste em que Jesus é o “Filho de Deus” que pode “baptizar com o Espírito Santo”.

Este baptismo de Jesus não é um banho externo, parecido ao que alguns puderem conhecer nas águas do Jordão. É um “banho interior”. A metáfora sugere que Jesus comunica o seu Espírito para penetrar, preencher e transformar o coração da pessoa.

O Espírito Santo é considerado, pelos evangelistas, como “Espírito de vida”. Por isso, deixar-nos baptizar por Jesus significa acolher o seu Espírito como fonte de vida nova. O seu Espírito pode potencializar em nós uma relação mais vital com ele. Pode-nos levar a um novo nível de existência cristã, a uma nova etapa de cristianismo mais fiel a Jesus.
O Espírito de Jesus é “Espírito
de verdade”. Deixar-nos baptizar por ele é colocar verdade no nosso cristianismo. Não deixar-nos enganar por falsas seguranças. Recuperar uma e outra na nossa identidade irrenunciável de seguidores de Jesus. Abandonar caminhos que nos desviam do evangelho.

O Espírito de Jesus é “Espírito de amor”, capaz de libertar-nos da covardia e do egoísmo de viver pensando somente nos nossos interesses e no nosso bem-estar. Deixar-nos baptizar por ele é abrir-nos ao amor solidário, gratuito e compassivo.

O Espírito de Jesus é “Espírito de conversão” a Deus. Deixar-nos baptizar por Jesus significa deixar-nos transformar lentamente por ele. Aprender a viver com os seus critérios, as suas atitudes, o seu coração e a sua sensibilidade relativamente a tudo aquilo que desumaniza os filhos e filhas de Deus.

O Espírito de Jesus é “Espírito de renovação”. Deixar-nos baptizar por ele é deixar-nos atrair pela sua novidade criadora. Ele pode despertar o melhor que há na Igreja e dar-lhe um “coração novo”, com maior capacidade de ser fiel ao evangelho.

Palavra para o caminho

Somente o Espírito de Jesus pode pôr mais verdade no cristianismo actual. Somente o seu Espírito pode conduzir-nos a recuperar a nossa verdadeira identidade, abandonando caminhos que nos desviam, às vezes, do evangelho. Somente esse Espírito pode dar-nos luz e força para empreender a renovação que necessita a Igreja hoje.