Roteiro Homilético 5: Dom Total
DEUS JUSTIFICA
OS HUMILDES E PECADORES
1ª leitura:
(Eclo 35,15b-17.20-22a[12-14.16-18]) Deus toma partido pelos pobres e oprimidos
– Deus é o Deus da justiça: não conhece acepção de pessoas, escolhe o lado dos
oprimidos. Em matéria de ofertas, não é a grandeza ou riqueza do dom que
importa, mas a atitude de quem oferece, a disposição para ajudar os
necessitados (35,1-5). Oferecer a Deus o fruto da exploração é tentativa de
suborno (35,14)! Deus é reto, ele atende os oprimidos e necessitados. *
35,15-17[12-14] cf. Dt 10,17-18; Ex 22,21-22; Cl 3,25; 1Pd 1,17.
2ª leitura:
(2Tm 4,6-8.16-18) Paulo no fim da vida; o encontro com o Senhor – O exemplo
vale mais que as palavras. Paulo não só pregou; trabalhou com suas próprias
mãos. No fim de sua vida, ele tem as mãos amarradas, e outros escrevem por ele.
Mas ele não fica amargurado. Suas palavras revelam gratidão e esperança. Ele
ficou fiel a seu Senhor e aguarda agora o encontro com ele. O mistério desta
vida de apóstolo era a caridade, mistério de toda vida fecunda. Ela não tem fim
(1Cor 13,8) e completa-se no oferecimento da própria vida (cf. Rm 1,9; 12,1). *
4,6-8 cf. Fl 2,17; 1Tm 1,18; 6,12-14; 1Cor 9,24-27 * 4,16-18 cf. 2Tm 1,15; Mt
10,19-20; Sl 22[21],22; Dn 6,17.21.
Evangelho: (Lc
18,9-14) O fariseu e o publicano – Há pessoas (fariseus, “bons cristãos”) que
usurpam a religião para se convencerem a si mesmos e aos outros de sua justiça;
e ainda desprezam os outros e querem negociar com Deus, na base de suas “boas
obras”. Mas quem já se declarou justo a si mesmo não mais pode ser justificado
por Deus... Deus aceita quem se reconhece pecador e se confia à sua misericórdia.
A este, ele justifica. * 18,9-12 cf. Lc 16,15; Mt 6,1.5; Mt 23,23.28 * 18,13-14
cf. Sl 51[50],3; Mt 23,12; Lc 14,11.
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A 1ª leitura
(que poderia ser estendida um pouco para que melhor aparecesse seu sentido)
fala de que Deus não conhece acepção de pessoas e faz justiça aos pequenos
(pobres, órfãos, viúvas, aflitos, necessitados). Isso é dito em oposição à
maneira dos poderosos, que querem agradar a Deus por meio sacrifícios perversos
(Eclo 35,14-15a[11]). Deus não se deixa comprar pelas coisas que lhe
oferecemos, pois não necessita de tudo isso. Mas nos considera justos, amigos
dele, quando lhe oferecemos um coração contrito e humilde (Sl 51[50],18-19).
Neste sentido,
engana-se completamente o fariseu de quem Jesus fala no evangelho: acha que
pode impressionar Deus com suas qualidades aparentes, seus sacrifícios e boas
obras puramente formais, sem extirpar de seu coração o orgulho e o desprezo
pelos outros. A atitude contrária é que encontra ouvidos junto a Deus: a
humilde confissão de ser pecador (cf. Sl 51[50],3). O publicano, que reza de
coração contrito, volta para casa justificado. Lc acrescenta uma lição moral:
quem se enaltece, será humilhado; quem se humilha, será enaltecido. Mais
profunda ainda é a lição propriamente teológica, repetida por Paulo: quem se
declara justo a si mesmo – como faziam os fariseus, convencidos de que a
observância da Lei lhes dava “direitos” perante Deus – já não pode ser
declarado justo por Deus; e isso é grave, porque, diante de Deus, todos ficamos
devendo; cf. Sl 51[50],7). Além de serem orgulhosos, os que se justificam a si
mesmos são pouco lúcidos! Portanto, melhor fazer como o publicano:
apresentarmo-nos a Deus conscientes de lhe estar devendo e pedir que ele nos
perdoe e nos dê novas chances de viver diante de sua face, pois sabemos que
Deus não quer a morte do pecador e sim que ele se converta e viva (Ez 18,23).
A mensagem de
hoje tem duplo efeito. Deve extirpar a mania de se achar o tal e de condenar os
outros: a auto-suficiência. Mas, para que isso seja possível, deve produzir
primeiro outro efeito: a certeza de sermos pecadores. Ora, isso se torna cada
vez mais difícil numa civilização da sem-vergonhice. O ambiente em que vivemos
trata de esconder a culpabilidade e, inclusive, condena-a como desvio
psicológico. Que a culpabilidade neurótica passe do confessionário para o divã
do psicanalista é coisa boa. Mas não se pode encobrir o pecado real. Tal
encobrimento do pecado acontece tanto no nível do indivíduo quanto no da
sociedade: oficialização de práticas opressoras e exploradoras nas próprias
estruturas da sociedade, leis feitas em função de uns poucos etc. A
autojustificação, entre nós, já não acontece ao modo do fariseu que se gabava
da observância da Lei e das boas obras. Acontece ao modo do executivo eficiente
que tem justificativa para tudo: para as trapaças financeiras, a necessidade da
indústria e do desenvolvimento nacional; e para as trapaças na vida pessoal, o
perigo de “estresse” e a necessidade de “variação”... Hoje, já não são os fariseus
que se autojustificam, mas os “publicanos”. Só algum antiquado ainda se
autojustifica “fazendo alguma coisa para Deus” no meio de uma vida cheia de
egoísmo...
Saber-se
pecador é o início da salvação. Isso vale para todos, ricos e pobres. Os pobres
estão com tantas coisas em dívida, que se dão mais facilmente conta disso. Os
ricos é que são o problema. Pecador não é apenas o que transgride expressamente
a Lei, mas todo aquele que não realiza o bem que Deus lhe confia. Sabendo isso,
é fácil reconhecer-se pecador. Por isso, cada liturgia começa com o ato
penitencial. Hoje, pode ser acentuado um pouco mais.
Paulo sabia-se
pecador, mas pecador salvo pela graça de Deus (1Tm 1,13; cf. Gl 1,11-16a; 1Cor
15,8-10). Na base desta experiência, anela pelo momento de se encontrar com
aquele que, por mera graça, o tornou justo, o “Justo Juiz”, que o justificará
para sempre, enquanto diante do tribunal dos homens ninguém tomou sua defesa
(2Tm 4,16; 2ª leitura).
A ORAÇÃO DO
PECADOR
Será preciso ser santo ou beato para rezar a
Deus? Os simples pecadores precisam “delegar” as monjas ou algum padre muito
santo para rezar por suas intenções?
O Antigo
Testamento ensinava que “a prece do humilde atravessa as nuvens” (1ª leitura).
Jesus, no evangelho, faz deste humilde um pecador. Enquanto na frente do templo
um fariseu, diante de Deus, se gloria de suas boas obras, um publicano –
coletor de taxas a serviço do imperialismo estrangeiro – reza no fundo do
templo com humildade e compunção. Jesus conclui: este foi, por Deus, declarado
justo e absolvido, mas o fariseu, não.
O mais
importante na avaliação geral de nossa vida não é o número e o tamanho de
nossos pecados, mas nossa amizade com Deus. Como no episódio da pecadora em
casa do fariseu (Lc 7,36-50), alguém pode ter pouco pecado e pouquíssimo amor,
e outra pessoa pode ter grandes pecados e imenso amor. Quem nada faz, não peca
por infração. Só por desamor... e para esta falta não existe remédio. Quem só
pensa em si mesmo – como o fariseu –, como Deus pode ser amigo dele?
É muito
importante os pecadores manterem o costume de conversar com Deus, que chamamos
de oração. É bom que saibam que Deus os escuta. Isso faz parte integrante da
boa nova de Cristo (e da Igreja). A rejeição moralista dos pecadores é
anticristã e contradiz o espírito da Igreja, que oferece o sacramento da
penitência para marcar com sua garantia o pedido de reconciliação do pecador
penitente.
Importa
anunciar isso a quantos estão “afastados”, por diversas razões (situação
matrimonial irregular, vida sexual não conforme as normas, pertença à
maçonaria, rejeição de alguns dogmas ou posicionamentos da Igreja etc.). Em
alguns casos, estas pessoas poderiam ser plenamente reintegradas, mediante
devida informação e diálogo. Em outros, a plena vida sacramental continuará
impossível, mas mesmo assim devem saber que Deus é maior que os sacramentos e
presta ouvido à oração de quem entrega sua vida quebrantada nas mãos dele.
Importa
anunciar isso sobretudo ao povo simples, marcado por séculos de desprezo e discriminação,
falta de instrução, missas ouvidas na porta do templo. Suas preces do fundo do
templo, como a do publicano, serão certamente atendidas! Hoje, muitos deles já
podem avançar até perto do altar; oxalá não se tornem fariseus!
(O Roteiro Homilético é elaborado pelo Pe.
Johan Konings SJ – Teólogo, doutor em exegese bíblica, Professor da FAJE. Autor
do livro "Liturgia Dominical", Vozes, Petrópolis, 2003. Entre outras
obras, coordenou a tradução da "Bíblia Ecumênica" – TEB e a tradução
da "Bíblia Sagrada" – CNBB. Konings é Colunista do Dom Total. A
produção do Roteiro Homilético é de responsabilidade direta do Pe. Jaldemir
Vitório SJ, Reitor e Professor da FAJE.)